A calopsita mutação Lutino apresenta como principal característica a supressão da melanina que é o pigmento responsável pela coloração escura na ave, como o preto, o cinza e o marrom.
A ave apresenta a cor das penas do corpo variando entre um amarelo marfim quase branco até um amarelo mais intenso que normalmente ocorre mais no rosto.
A mancha alaranjada na bochecha se mantém nessa mutação.
Os pés e o bico são de cor rosada e clara devido a ausência da melanina.
Os olhos são avermelhados, fato que nos permite identificar essa mutação logo no nascimento da ave, com o tempo eles tendem a escurecer e variar um pouco de cor dependendo de outras mutações que a ave carrega em sua genética.
A calvície é uma característica comum em grande parte das calopsitas desta mutação, sendo uma falha genética recessiva ocorrida quando os Lutinos foram consolidados, podemos eliminar essa característica fazendo cruzamentos seletivos, evitando o cruzamento entre Lutinos, o mais comum é cruzar uma Fêmea Lutina com um macho Cinza ou Arlequim que seja portador de Lutino para evitar a manifestação da calvície, e essa combinação também nos permite tirar filhotes Lutinos machos e fêmeas, o que aumenta as chances de nascimento de Lutinos, algumas literaturas dizem que o gene Arlequim ajuda a evitar esta falha.
Também podemos cruzar os Lutinos com o Pérola afim de aumentar o tom de amarelo na ave, os Lutinos misturados com Pérola e Arlequim, são os exemplares com maior potencial de apresentar um tom amarelo mais evidente.
Nessa mutação não é possível diferenciar o sexo da ave visualmente, somente através de exame laboratorial de sexagem ou dependendo do caso, como esta é uma mutação sexo-ligada, é possível saber o sexo dependendo das mutações dos pais.
Para nascer filhotes Lutinos machos é necessário que a mãe seja Lutina , então se você tem um casal cuja fêmea não seja Lutina e nascer um filhote Lutino, já sabemos que este filhote é fêmea.
E se você tem um casal onde nenhum dos pais é Lutino e mesmo assim nascer um filhote Lutino, isso quer dizer que o macho porta a mutação Lutino, e que os filhotes Lutinos também serão fêmas, pois a mãe não é Lutina.
Variações
No uso da calculadora genética, devemos ficar atentos as possíveis variações dessa mutação, já que em alguns casos elas são difíceis de notar devido a mutação Lutino “esconder” detalhes de outras mutações, o que pode gerar resultados errados na calculadora por estar preenchida incorretamente e atrapalhar a auto-sexagem baseada nas mutações dos pais.
Se você tem dúvida quanto as possíveis variações que sua ave Lutina possa ter, o melhor é sempre fazer o exame de sexagem laboratorial dos filhotes para ter certeza do sexo até que por eliminação você saberá qual variação do Lutino você tem e aí sim ter certeza na hora de fazer a auto-sexagem dos filhotes.
Seguem abaixo as variações mais comuns da calopsita mutação Lutino.
Lutino Pérola
É uma mutação originada da combinação do Lutino e do Pérola, a ave mantém as mesmas características do Lutino descritas no início do artigo só que com penas pintadas de branco com amarelo, principalmente nas costas , essa é a característica que define a mutação pérola como mostra a figura abaixo.
Lutino Canela
É originada da combinação da calopsita mutação Lutino e da Canela, sua plumagem apresenta uma infiltração num tom marrom pálido na maioria das vezes bem sutil, normalmente mais evidentes nas asas e cauda.
Normalmente o tom Canela costuma se manifestar após as primeiras mudas de penas.
Lutino Canela Pérola
É uma combinação de três mutações, Lutino, Pérola e o Canela, a ave mantém as mesmas características do Lutino Canela do tópico anterior porém ela terá penas pintadas de branco com canela (peroladas) principalmente nas costas, nesse caso fica mais fácil de notar o Pérola pois o Canela por ser um pouco mais escura dá um contraste que ajuda na visualização.
Lutino Arlequim
É uma mutação originada da combinação da calopsita mutação Lutino e da Arlequim , a identificação dessa ave é mais complicada, em algumas literaturas temos a informação que é possível identificar a ave através das penas das asas, a ave Lutina Arlequim vai apresentar penas de uma cor amarela suave sólida nas penas que forem Arlequins, enquanto uma ave que não tenha Arlequim vai ter as penas das asas mas esbranquiçadas e com pintas amarelas.
Essa variação de Lutino é menos propensa a calvície por conta do gene arlequim que ajuda no “preenchimento” das penas na área posterior da cabeça.
Lutino Pérola Arlequim
É uma combinação de três mutações, Lutino, Pérola e o Arlequim , a ave mantém as mesmas características do Lutino Arlequim porém ela terá penas rajadas de branco com amarelo (peroladas) principalmente nas costas.
Lutino Canela Arlequim
É a combinação da mutação Lutino com o Arlequim e Canela, a ave será igual ao Lutino Arlequim descrito anteriormente porém ela pode apresentar também uma sutil infiltração do Canela, principalmente nas asas e cauda, nem sempre essa infiltração é perceptível, normalmente esse tom Canela se intensifica conforme a ave vai ficando adulta e fazendo as primeiras trocas de penas.
Nem sempre o Canela aparece, ele pode ser totalmente suprimido pela mutação Lutina, temos que ficar atentos a este detalhe na hora de fazer a “auto-sexagem” dos filhotes, pois sem considerar o Canela nessa ave, os resultados tanto da “auto-sexagem” quanto na calculadora genética serão errados.
Nas imagens abaixo tentamos mostrar a diferença entre as aves com e sem infiltração do Canela.
Lutino Cara Branca (Albino)
Essa mutação é muito conhecida como “Albina” , mas na verdade é a combinação da mutação Lutino com Cara Branca, como descrito anteriormente , a mutação Lutino inibe as cores preta, cinza e marrom, e a mutação Cara Branca inibe o amarelo, laranja e vermelho, deixando a ave toda branca e mantendo os olhos vermelhos.
Utilize nossa calculadora genética e simule o resultado do cruzamento dos seus casais.