A calopsita mutação Canela é caracterizada pela redução da melanina que é o pigmento responsável pela coloração escura na ave como o preto, o cinza e o marrom.
Com esta redução a ave deixa de apresentar as cores mais escuras como o cinza e o preto, ficando a cor marrom puxado para um tom canela, que varia de ave para ave.
O bico e as pernas também são um pouco mais claras que nas calopsitas cinzas.
Ao nascer a ave apresenta olhos num tom roxo escuro (ameixa) e não cinza puxado para azul como nos cinzas e nem avermelhados como nos Lutinos.
Esta mutação apresenta dimorfismo sexual, que é a capacidade de diferenciar machos e fêmeas visualmente, os machos ficam com o rosto amarelo ou branco( se for uma ave cara branca), exceto para a mutação arlequim onde essa mancha no rosto não se manifesta devido a característica da mutação arlequim de distribuir aleatoriamente a pigmentação na ave, essa mudança só ocorre após a primeira muda de penas, geralmente por volta de 6 meses de idade.
Variações
Seguem abaixo as variações mais comnus da calopsita mutação Canela
Canela Cara Branca
Possui as mesmas características da calopsita canela, porém temos a ausência da psitacina que é responsável pela pigmentação amarela, laranja e vermelha nas calopsitas.
Portanto teremos uma ave Canela sem a macha laranja no rosto e com a cor branca onde seria amarela numa calopsita Canela comum, conforme figura abaixo.
Canela Pérola e Canela Pérola Cara Branca
É uma mutação originada da combinação da calopsita mutação Canela com o Pérola, a ave além do tom Canela, apresenta “pintas” amarelas ou brancas (se for uma ave cara branca) nas penas, deixando a pena com duas cores, essa característica se apresenta principalmente nas penas do dorso e asas da ave.
Canela Arlequim e Canela Arlequim Cara Branca
É uma mutação originada da combinação do Canela com o Arlequim, a ave além do tom Canela das penas, ela tem uma aparência malhada, onde o corpo apresenta cor canela com “manchas” amarelas ou brancas (se for uma ave cara branca) espalhadas pelo corpo em maior ou menor proporção, esta mutação não apresenta dimorfismo sexual , ou seja, diferenças visuais entre machos e fêmeas.
Canela Pérola Arlequim e Canela Pérola Arlequim Cara Branca
É a combinação da mutação Canela com o Pérola e o Arlequim, a ave além de apresentar o tom canela nas penas, ela possui as “pintas” nas penas que caracterizam a ave Pérola e as manchas amarelas ou brancas distribuídas pelo corpo que caracterizam a ave Arlequim.
Esta mutação também não apresenta dimorfismo sexual.
Canela Lutino e Canela Lutino Cara Branca
É a combinação da calopsita mutação Canela com a Lutino, como a mutação Lutino se sobrepõe ao Canela, o tom canela nas penas fica bem sutil as vezes até imperceptível confundindo a ave com uma Lutina normal, esse tom canela é normalmente mais fácil de ser notado nas asas e na cauda, sempre que tivermos uma fêmea Lutina temos que ficar atentos na hora de tentar fazer a auto-sexagem dos filhotes, pois você pode achar que tem uma fêmea Lutina, quando na verdade ela é uma Lutina Canela que não demonstra o tom canela na plumagem, o que comprometerá o resultado da sexagem e os resultados dos cálculos da calculadora genética devido ao erro no preenchimento.
Abaixo temos a figura do Lutino “comum” ao lado do Lutino Canela para mostrar a diferença sutil entre eles.
Abaixo temos a figura do Lutino Cara Branca “comum” ao lado do Lutino Canela Cara Branca para facilitar a diferenciação entre as mutações.
Canela Lutino Pérola e Canela Lutino Pérola Cara Branca
É a combinação da mutação Canela, Lutino e o Pérola, a ave apresenta as mesmas características da Canela Lutino descrita no tópico anterior e ainda apresenta as pintas nas penas que caracterizam a ave Pérola, mais uma vez essa característica pode ser imperceptível por conta da mutação Lutino que “camufla” as outras mutações, quando aparecem, as pintas costumam ser mais facilmente notadas nas asas.
Abaixo temos a figura do Canela Lutino ao lado do Canela Lutino Pérola para facilitar a diferenciação entre as mutações.
Abaixo temos a figura do Canela Lutino Cara Branca ao lado do Canela Lutino Pérola Cara Branca para facilitar a diferenciação entre as mutações.
Canela Lutino Arlequim e Canela Lutino Arlequim Cara Branca
É a combinação da mutação Canela com o Lutino e o Arlequim, a ave será igual a Canela Lutino porém a mutação arlequim nesse caso é muito difícil de perceber, algumas literaturas dizem que dá para identificar o Arlequim através de manchas nas penas das asas, o jeito mais fácil de identificar é através dos filhotes, pois se nascerem filhotes Arlequins com um dos pais sendo Lutino, quer dizer que essa ave é Arlequim ou pelo menos uma portadora da mutação.
Abaixo temos a figura do Lutino Arlequim ao lado do Canela Lutino Arlequim para facilitar a diferenciação entre as mutações.
Abaixo temos a figura do Lutino Arlequim Cara Branca ao lado do Canela Lutino Arlequim Cara Branca para facilitar a diferenciação entre as mutações.
Canela Lutino Pérola Arlequim e Canela Lutino Pérola Arlequim Cara Branca
É a combinação da mutação Canela, Lutino, Pérola e o Arlequim, a ave apresenta as mesmas características da mutação Canela Lutino Arlequim descrita no tópico anterior, porém pode apresentar as pintas da mutação pérola, que normalmente são mais perceptíveis nas asas.
Abaixo temos a figura do Canela Lutino Arlequim ao lado do Canela Lutino Pérola Arlequim para facilitar a diferenciação entre as mutações.
Abaixo temos a figura do Canela Lutino Arlequim Cara Branca ao lado do Canela Lutino Pérola Arlequim Cara Branca para facilitar a diferenciação entre as mutações.
Utilize nossa calculadora genética e simule o resultado do cruzamento dos seus casais.