A calopsita mutação Pérola tem como principal característica a maneira como a melanina é distribuída nas penas , normalmente com o centro da pena com a cor mais escura da ave e com as bordas amarelas ou brancas ( se a ave for cara branca), essa característica se apresenta principalmente no dorso e nas asas da ave.
Esta mutação apresenta dimorfimo sexual que é a capacidade de diferenciar machos e fêmeas visualmente, os machos ficam com o rosto amarelo ou branco ( se for uma ave cara branca), essa mudança só ocorre após a primeira muda de penas que ocorre por volta dos 6 meses de vida da ave.
Após o nascimento, os machos costumam ir perdendo o perolado a medida em que vão atingindo a maturidade sexual e fazendo as primeiras trocas de pena, a concentração de melanina vai aumentando nas penas e “cobrindo” o perolado, a primeira troca de penas costuma ocorrer entre 4 e 6 meses de idade, após uma ou duas trocas de pena o perolado já fica bem reduzido como mostram as imagens abaixo.
Uma forma de reter esse perolado nos machos é combinar a mutação pérola com a mutação arlequim, já que esta mutação causa uma diminuição da melanina na plumagem da ave, ajudando assim a reter melhor o perolado.
Variações
Seguem abaixo as variações mais comuns da calopsita mutação Pérola
Pérola Cara Branca
Possui as mesmas características da calopsita pérola, porém temos a ausência da psitacina que é responsável pela pigmentação amarela, laranja e vermelha nas calopsitas.
Portanto teremos uma ave pérola sem a macha laranja no rosto e com a cor branca onde seria amarelo numa calopsita pérola comum, conforme figura abaixo.
Esta mutação também apresenta dimorfismo sexual.
Pérola Lutino e Pérola Lutino Cara Branca
É uma mutação originada da combinação da calopsita mutação Pérola com o Lutino, a ave mantém as mesmas características do Lutino, ou seja, uma ave amarela num tom marfim quase branco, só que com penas pintadas com manchas brancas caracterizando o Pérola, principalmente no dorso, quando temos a mutação Cara Branca junto fica muito difícil perceber o perolado, pois não temos contraste entre as cores para ver a marcação.
Pérola Canela e Pérola Canela Cara Branca
É uma mutação originada da combinação do Pérola com o Canela, a ave será igual a pérola comum, porém suas penas terão uma redução da melanina causada pela mutação canela, ao invés de cinza a ave será marrom num tom canela.
Esta mutação também apresenta dimorfismo sexual.
Pérola Lutino Canela e Pérola Lutino Canela Cara Branca
É uma combinação de três mutações, Pérola, Lutino e o Canela, a ave mantém as mesmas características do Pérola Lutino descrito anteriormente, porém será possível notar uma infiltração do tom Canela na plumagem , principalmente nas asas e cauda.
Obs. Nem sempre a presença do Pérola ou do Canela é perceptível por conta do efeito da mutação Lutino que pode “esconder” essas outras mutações, principalmente se for cara branca, é bom sempre ficar atento a este detalhe na hora de auto-sexar o filhote.
Pérola Arlequim e Pérola Arlequim Cara Branca
É uma mutação originada da combinação do Pérola com o Arlequim, além de apresentar o perolado nas penas, a ave também apresenta as manchas dando o efeito malhado do arlequim, essa combinação é a que melhor retém o perolado nos machos devido a mutação arlequim ajudar a reduzir a melanina que é a responsável por esconder o perolado conforme o macho vai atingindo a maturidade sexual.
Pérola Canela Arlequim e Pérola Canela Arlequim Cara Branca
É uma combinação de três mutações, Pérola , Canela e Arlequim, a ave mantém as mesmas características do Arlequim Pérola do tópico anterior, porém ao invés do cinza, apresenta a cor marrom num tom canela.
Pérola Lutino Arlequim e Pérola Lutino Arlequim Cara Branca
É uma combinação de três mutações, Pérola , Lutino e Arlequim, a ave mantém as mesmas características do Lutino , ou seja , uma ave amarela num tom marfim quase branco, só que com penas pintadas com manchas brancas caracterizando o pérola, na ave cara branca essas pintas são praticamente imperceptíveis, o arlequim também é muito difícil de ser notado com essa combinação, em algumas literaturas temos a informação que é possível identificar a ave através das penas das asas, a ave Lutina Pérola Arlequim vai apresentar penas de uma cor amarela suave e sólida nas penas que forem arlequins, enquanto uma ave que não tenha arlequim vai ter as penas das asas mais esbranquiçadas e com pintas amarelas.
Pérola Lutino Canela Arlequim e Pérola Lutino Canela Arlequim Cara Branca
É uma combinação de quatro mutações, Pérola, Lutino, Canela e Arlequim, a ave mantém as mesmas características do tópico anterior ( Pérola Lutino Arlequim), porém com a infiltração do Canela, que facilita a percepção do Pérola e também do Arlequim, mas nem sempre essa infiltração do canela é perceptível.
Utilize nossa calculadora genética e simule o resultado do cruzamento dos seus casais.