A mutação Pastel Face foi a 9ª mutação de calopsita ser fixada e surgiu no Reino Unido no final dos anos 80.
A principal característica desta mutação é a alteração da cor da mancha laranja da bochecha para tons mais claros que podem variar de acordo de acordo com a combinação dos genes que vamos explicar nesse artigo.
O termo pastel foi utilizado erroneamente para nomear esta mutação, pois pastel seria uma diluição da melanina que é pigmento responsável pelas cores preta, cinza e marrom nas calopsitas.
E na verdade, a mutação Pastel Face causa uma diluição da psitacina, que é o pigmento responsável pela manifestação das cores amarela, vermelha e laranja, o termo utilizado nesse caso é parblue (parcialmente azul).
Mas por quê parcialmente azul se não tem a cor azul nas calopsitas?
Para entender melhor, temos que sair um pouco do mundo das calopsitas e expandir para os psitacídeos em geral, essa redução da psitacina em muitos outros psitacídeos gera a ave azul, já que a cor verde é a combinação de azul + amarelo, quando tiramos a cor amarela resta o azul.
Nas calopsitas a mutação responsável por este efeito seria a Cara Branca, que elimina a psitacina, mas como a calopsita não tem a base verde e sim cinza, não conseguimos chegar na calopsita que seria de cor azul.
Então quando você ler ou ouvir sobre genética de calopsitas e se deparar com o termo blue ou parblue, você deve se lembrar que esse termo é utilizado em psitacídeos no geral mas que na calopsita seu efeito é deixar branco onde seria amarelo ou laranja, assim como mostram as figuras abaixo.
A mutação Pastel Face ao invés de eliminar totalmente a cor amarela e laranja, ela as dilui parcialmente, por isso o termo Parblue (parcialmente azul), deixando a bochecha laranja numa cor mais “pêssego” e a cor amarela um pouco mais clara.
A mutação Pastel Face está muito ligada a mutação Cara Branca, pois ocupam o mesmo “locus”, ou seja, mesma posição da mutação Cara Branca no cromossomo.
Por atuar no mesmo locus da mutação Cara Branca, a mutação Pastel Face tem uma característica interessante.
Pastel Face é uma mutação recessiva, mas em relação a mutação Cara Branca ela é dominante e consegue se manifestar na ave mesmo ela tendo apenas um gene da mutação, desde que o outro gene seja o Cara Branca.
Quando isso acontece chamamos a ave de pastel face heterozigoto, essa ave apresenta uma diluição ainda maior (em torno de 75%) na cor laranja da bochecha e do amarelo, já a ave que tem dois genes da mutação pastel face é chama de Pastel Face homozigoto e a diluição do amarelo e do laranja é media ( em torno de 50%), a imagem abaixo mostra a diferença.
Podemos dizer que a manifestação segue a seguinte ordem de dominância:
Gene normal (bochecha laranja) dominante em relação ao gene Pastel Face que é dominante em relação ao gene Cara Branca.
Na sequencia iremos exemplificar as possíveis combinações do Locus azul mostrando como seria o cromossomo na imagem a esquerda e o resultado na coloração da ave na imagem a direita .
Calopsita Normal
Na figura abaixo temos uma ave com dois genes normais no Locus Azul, o que resulta numa bochecha de cor normal.
Pastel Face Homozigoto
Abaixo temos uma ave com dois genes Pastel Face no Locus Azul, o que resulta numa bochecha de cor pastel com diluição de aproximadamente 50% em relação a bochecha normal, denominamos esta ave como Pastel Face Homozigoto.
Homozigoto é quando os dois genes do mesmo locus são iguais.
Pastel Face Heterozigoto
A seguir temos a combinação do gene Pastel Face com o Cara Branca, como explicado anteriormente o gene Pastel Face é dominante em relação ao gene Cara Branca e com isso podemos gerar uma visualmente Pastel Face mesmo tendo somente um gene dessa mutação.
Denominamos esta ave como Pastel Face Heterozigoto, a diluição da bochecha nesse caso fica em torno de 75%.
Heterozigoto é quando os dois genes do mesmo locus são diferentes.
Cara Branca
Abaixo temos o cromossomo composto de dois genes Cara Branca, como a mutação Cara Branca elimina as cores amarela e laranja substituindo-as pela cor branca, temos uma ave sem marcação na bochecha.
Normal Portadora de Pastel Face
A seguir temos a combinação do gene Normal com o Pastel Face, nesse caso, como o gene Normal é dominante em relação ao Pastel Face, esta mutação não se manifesta, deixando a ave com a aparência da bochecha comum.
Denominamos esta ave como portadora de Pastel Face, pois ela pode transmitir essa mutação para seus filhotes.
Normal Portadora de Cara Branca
Abaixo temos a combinação do gene Normal com o Cara Branca, como o gene Normal também é dominante em relação ao gene Cara Branca, a mutação não se manifesta, deixando a ave com a bochecha normal e a cor amarela inalterada.
Chamamos esta ave de portadora de Cara branca.
Utilize nossa calculadora genética e simule o resultado do cruzamento dos seus casais.