O milho é um alimento natural bastante popular na alimentação das calopsitas, elas adoram.
Ele é uma excelente fonte de carboidrato que fornece energia para a ave, então é bom utilizá-lo nos momentos em que a ave tem um maior gasto calórico, como no período de reprodução e troca de penas.
Por ser altamente calórico, evite fornecer para aves com excesso de peso.
Ele também é rico em vitamina A que ajuda na saúde dos olhos, vitaminas do complexo B que ajudam no metabolismo de diversos nutrientes como carboidratos, lipídios e proteínas.
O milho também é fonte de minerais como cálcio, ferro , fósforo, magnésio e potássio.
- Como fornecer
Primeiramente devemos retirar toda a palha e cabelos, depois o milho deve ser higienizado, deixando ele por 5 minutos em agua fervente.
Ou você pode utilizar hipoclorito de sódio (aqueles utilizadas para higienizar verduras e legumes) em solução de uma colher de sopa para 1 litro de água, deixando de molho por 15 minutos.
Nunca utiliza milho enlatado, pois ele contém sal e conservantes.
Forneça dentro de um pote e não diretamente no fundo da gaiola para que não haja contaminação.
Após 4 horas retire o que sobrar para não correr o risco de azedar.
A quantidade indicada é uma fatia com espessura de 3cm ou 2 dedos para uma calopsita, podendo ser fornecido 2 vezes por semana quando a ave estiver descansando.
Já para um casal em reprodução com filhotes, o milho pode ser fornecido como complemento principalmente para o fornecimento de energia, mas ele não é tão completo e rico em proteínas como o ovo cozido.