As calopsitas da mutação Arlequim apresentam como principal característica a distribuição aleatória da melanina (pigmento responsável pelas cores preta, cinza e marrom), deixando a ave com penas claras , onde por padrão (calopsita silvestre) seriam penas escuras, dando um aspecto malhado.
Nas figuras abaixo temos a ave padrão “silvestre” onde todo o corpo é cinza, o rosto e parte do topete são amarelos, possui uma faixa branca nas asas, e manchas alaranjadas na bochecha, ao lado temos uma ave Arlequim onde as penas claras aparecem onde deveriam ser penas escuras, essa manchas são distribuídas de maneira “aleatória” no corpo da ave, geralmente se aproximando do padrão dos seus antepassados mais próximos como pais e avós.
Esta mutação não apresenta dimorfismo sexual, devido a distribuição aleatória da melanina que “quebra” o padrão da distribuição da melanina, o rosto dos machos não mudará após a primeira troca de penas, as aves arlequins nascem com um padrão de manchas no corpo que manterão pelo resto da vida.
Esse padrão aleatório das manchas é o que torna a criação dessa mutação fascinante, e não é à toa que ela encanta tantos criadores, pois um filhote nunca nasce igual ao outro, o que torna um desafio conseguir filhotes num padrão desejado, normalmente buscamos uma ave em que a parte clara seja predominante e o “desenho” do malhado seja simétrico.
A mutação arlequim possui subdivisões de acordo com a quantidade / padrão de manchas, como consideramos o Arlequim a parte clara da plumagem (amarelo ou branco se for uma ave da mutação cara branca), temos primeiramente as duas subdivisões a seguir:
Arlequim Light ou Arlequim Leve
É a ave que apresenta pouco arlequim, ou seja até 25% do corpo com penas claras, nós a enquadramos nessa subdivisão.
Arlequim Heavy ou Arlequim Pesado
A calopsita mutação arlequim pesado é o oposto da arlequim leve, ou seja, a ave apresenta até 25% do corpo com penas escuras, sendo predominantemente clara, esta é a variação mais valorizada pelos criadores.
Arlequim Reverso
É quando a ave além de Arlequim Heavy (predominantemente clara), tem penas escuras somente nas asas, e todo o restante do corpo de cor clara (amarela ou branca) , a simetria (manchas iguais nas duas asas) valoriza a ave.
Arlequim Clear
É um Arlequim Heavy que não apresenta nenhuma pena escura na plumagem, ficando completamente amarelo ou branco (se for na mutação Cara Branca), o que pode confundir a ave com a mutação Lutina, só é possível diferenciá-las pela cor dos olhos, o lutino apresenta o olho avermelhado enquanto o Arlequim clear mantem o olho escuro, no nascimento fica mais fácil diferenciar a cor dos olhos.
Uma curiosidade da calopsita mutação arlequim é que podemos identificar os portadores visualmente, pois apresentam manchas arlequim (claras) na nuca, que é a maneira mais fácil de identificar, algumas literaturas dizem que os portadores também podem apresentar manchas escuras no bico, manchas nos pés, as vezes com unhas de cores diferentes, preta e branca.
Nos machos podemos confirmar se é um arlequim ou um portador após a primeira troca de penas, se o rosto ficar amarelo ou branco (se for uma ave cara branca) então ele é um portador, pois os arlequins mantém o mesmo padrão do nascimento, mesmo após a primeira muda de penas.
Variações
Seguem abaixo as variações mais comnus das calopsitas da mutação Arlequim, ao lado teremos as variações na mutação Cara Branca que explicaremos no tópico abaixo.
Arlequim Cara Branca
É a junção do Arlequim com o Cara Branca, Além das características da mutação arlequim explicadas anteriormente, temos também a mutação cara branca que tem como característica a inibição da psitacina que é o pigmento responsável pelas cores amarela, laranja e vermelha.
As calopsitas na mutação Cara Branca só apresentam as cores branca, cinza, canela e suas variações como bronze e prata e etc.
Arlequim Canela e Arlequim Canela Cara Branca
É uma mutação originada da combinação do Arlequim com o Canela, a ave além de apresentar o malhado referente a mutação arlequim, ao invés do cinza padrão nas penas escuras, ela irá apresentar a cor marrom puxada para um tom Canela.
Arlequim Canela Pérola e Arlequim Canela Pérola Cara Branca
Aqui temos três mutações combinadas, Arlequim , Canela e Pérola, a ave mantém as mesmas características do Arlequim Canela do tópico anterior, e também apresenta as “pintas” nas penas que caracterizam a mutação Pérola.
Arlequim Pérola e Arlequim Pérola Cara Branca
É o resultado da combinação do Arlequim com o Pérola, além do “malhado do arlequim” a ave apresenta as “pintas” do Pérola.
Variações de Arlequim Lutino
Daqui em diante vamos falar sobre as diversas variações da combinação Arlequim com Lutino, visualmente serão todos parecidos, mas apresentam suas diferenças genéticas, é legal saber dessas variações principalmente na hora de tentar identificar o sexo dos filhotes através das mutações dos pais “auto-sexagem”, ou fazer uma simulação na nossa calculadora genética, não sabendo exatamente a variação de Arlequim Lutino que você tem, é possível se equivocar com os resultados e ter problemas com seus clientes ao fazer uma venda.
Arlequim Lutino e Arlequim Lutino Cara Branca
Esta variação é originada da combinação do Arlequim e do Lutino, a identificação dessa ave é mais complicada, pois como a ave é toda clara o padrão malhado do arlequim fica difícil visualizar, se não for uma ave Cara Branca, talvez dê para notar o malhado devido ao contraste do amarelo com o branco, na ave cara branca é mais difícil, só poderemos confirmar essa mutação através dos resultados obtidos da reprodução dessa ave, por exemplo:
Se uma fêmea Lutina for cruzada com um macho Cinza e tivermos filhotes Arlequins, saberemos que o macho é um portador de Arlequim e a fêmea é na verdade uma Arlequim Lutina ou no mínimo uma portadora de arlequim, já que é necessário tanto o pai quanto mãe terem o gene recessivo arlequim para que nasçam filhotes arlequins.
Essa variação de Arlequim Lutino é menos propensa a calvície por conta do gene arlequim que ajuda no “preenchimento” das penas na área posterior da cabeça.
Arlequim Lutino Canela e Arlequim Lutino Canela Cara Branca
É a combinação da calopsita mutação Arlequim com o Lutino e o Canela, a ave será igual ao Arlequim Lutino do tópico anterior porém ela pode apresentar também uma sutil infiltração do Canela, principalmente nas asas e cauda, nem sempre essa infiltração é perceptível, normalmente esse tom Canela se intensifica conforme a ave vai ficando adulta, após as primeiras trocas de penas.
Nem sempre dá para perceber o canela nessa mutação, pois ele pode ser totalmente suprimido pela mutação Lutina, temos que ficar atentos a este detalhe na hora de fazer a “auto-sexagem” dos filhotes, pois sem considerar o Canela nessa ave, os resultados tanto da “auto-sexagem” quanto na calculadora genética serão errados.
Nas imagens abaixo tentamos mostrar a diferença entre as aves com e sem infiltração do Canela.
Abaixo na Mutação Cara Branca.
Arlequim Lutino Canela Pérola e Arlequim Lutino Canela Pérola Cara Branca.
Aqui temos a mutação Arlequim misturada com Lutino, Pérola e Canela, graças ao contraste do Canela com a cor clara da ave (amarelo ou branco), em alguns casos se torna possível perceber o perolado na plumagem, isso quando o Arlequim e o Lutino não “esconderem” totalmente o Canela, já o Arlequim é mais difícil de diferenciar pois fica difícil notar o padrão malhado numa ave toda clara.
A ave poderá se apresentar provavelmente como nas três figuras abaixo, dependendo da quantidade de melanina que a mutação Lutino e Arlequim vão permitir se manifestar.
Abaixo a combinação com a mutação Cara Branca
Utilize nossa calculadora genética e simule o resultado do cruzamento dos seus casais.